Belo Jardim: mutirão atende deficientes visuais

Exames e tratamento a pacientes que sofrem de baixa visão ou cegueira ocorrem em Belo Jardim, Agreste do Estado, até esta quarta-feira (16), a partir das 7h30.

O projeto Sight First é da Fundação Altino Ventura (FAV). A atividade iniciou-se na última segunda-feira (14). Devem ser atendidos 300 pacientes por dia.

Inicialmente, a FAV fará uma triagem para a realização exames de acuidade visual na população.

Nesta quinta-feira (17), as pessoas diagnosticadas com problemas mais graves serão encaminhados para consulta com médicos especialistas em visão subnormal.

Com o tema Caminhando com autonomia, independência e desenvolvimento, a iniciativa tem como objetivo encaminhar os pacientes para cirurgia ou fazer doação de auxílios ópticos (como lupas e bengalas), além de orientar quanto ao uso desses aparelhos.

Participam do mutirão 16 oftalmologistas, realizado junto ao Instituto Lions – Distrito LA3.

O programa levará a 12 cidades pernambucanas iniciativas de combate à cegueira de acordo com o projeto Viver sem Limites, do Ministério da Saúde. A meta é diagnosticar 500 pessoas com deficiência visual por ano.

As próximas cidades beneficiadas serão Caruaru, Palmares, Carpina, Olinda, Camaragibe e Barreiros. O programa terá duração de três anos. Antes de Belo Jardim, já receberam a caravana do Sight First as cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Agrestina, Garanhuns e Escada.

Projeto Sight First – Caminhando com autonomia, independência e desenvolvimento
Local – Avenida Sebastião Rodrigues Costa, S/N, bairro da Boa Vista – Belo Jardim
Informações para a imprensa: Guibson Trindade, Coordenador de Projetos Sociais da FAV – 81.982377311.

Fonte: site Folha de Pernambuco com foto: divulgação/FAV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website