O alpinista que ajuda deficientes a escalar os obstáculos mais difíceis

Na foto está o esportista equilibrando em cima de uma corda entre montanhas.Experiente montanhista, Timmy O”Neill viu o irmão ficar paraplégico ao saltar de uma ponte. E encontrou uma inspiração.

Há mais de 25 anos a escalar rochas e montanhas, o norte-americano Timmy O”Neill já construiu uma reputação quase lendária entre o universo do montanhismo e desportos de aventura. Alpinista experiente, slackliner de classe mundial (atravessa cordas suspensas a grandes altitudes), BASE jumper, esquiador e até comediante, Timmy é conhecido como o “montanhista entertainer” pela sua boa disposição e constante energia positiva. Aquela que lhe permitiu, por exemplo, inspirar-se nos mais traumáticos acontecimentos da sua vida para encontrar uma nova motivação: ajudar pessoas com deficiências físicas a cumprir o sonho de escalar obstáculos que julgavam inalcançáveis.

Na verdade, essa missão, para Timmy, começou há muito. Natural da Pensilvânia, cresceu como um de sete irmãos – “o que me ajudou a ganhar iniciativa, para conseguir captar alguma atenção”, diz – e trocou a universidade por uma vida de “mochileiro livre” aos 19 anos. No verão seguinte, deslocou-se ao Parque Nacional de Yosemite (Califórnia) para escalar o El Capitán, o rochedo que na semana passada foi palco de um feito histórico de outros dois alpinistas – Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson escalaram pela primeira vez sem ajudas a via mais difícil, Sawn Wall.

Fonte: site DN Desporto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website