15 de outubro – Dia Mundial da Bengala Branca

“Crer para ver” é o mote da ação de sensibilização que o Município de Albufeira está a promover para assinalar o Dia Mundial da Bengala Branca, celebrado a 15 de outubro. Entre as 15h00 e as 17h00, o Parque Lúdico da cidade servirá de cenário a diversas atividades com o objetivo de chamar a atenção para a igualdade de oportunidades, autonomia, participação e independência das pessoas com deficiência visual. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Albufeira com o apoio da ACAPO- Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

No próximo sábado, 15 de outubro, a Câmara Municipal de Albufeira vai comemorar o Dia Mundial da Bengala Branca com uma ação de sensibilização para as questões relacionadas com a mobilidade e acessibilidades das pessoas invisuais no espaço público.

O Parque Lúdico, junto à rotunda dos Golfinhos, vai ser transformado num cenário de uma esplanada situada numa rua movimentada e os participantes serão convidados a percorrer um circuito de olhos vendados com o auxílio de uma bengala. O objetivo é promover a consciência da população para as dificuldades e necessidades diárias das pessoas com deficiência visual. O circuito será dinamizado pela ACAPO de Faro, parceira da iniciativa.

Paralelamente a esta ação irá decorrer uma exposição de produtos e equipamentos de apoio, que facilitam a mobilidade e a igualdade de capacidades a pessoas cegas ou com baixa visão.

O Dia Mundial da Bengala Branca foi estabelecido pela Federação Internacional de Cegos com o intuito de reconhecer a independência das pessoas com deficiência visual, a sua plena participação na sociedade e autonomia no dia-a-dia. A bengala branca simboliza a livre movimentação da pessoa cega.

Fonte: site Diário Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website